Skip to content

QUAL A DOSE DE AMOR AO EDUCAR OS FILHOS?

Queremos dar conta de tudo e isto dispara a ansiedade nos pais que querem, sem perceber, ter o poder sobre o que pode acontecer de ruim para os filhos.

Caímos na cilada de agir sem pensar para resolver a crise de birra na hora e não mostramos aos filhos qual a real intenção em corrigi-los: a consequência de sua atitude.

AMOR QUE CONTROLA

Pais muito preocupados nem percebem que acabam por impedir a experiência necessária ao amadurecimento de seus filhos. A falta de experimentar pode, através da superproteção,  levar até a dependência emocional e ter que dar conta de tudo.

CICLO VICIOSO DO ESTRESSE

Todos nós pensamos e achamos, na doce ilusão que assim vamos evitar que algo de ruim e mal aconteça. Sem perceber assumimos tudo e impedimos nossos filhos de lidar com problemas e gerar estratégias de resolução.

Além disso, a ansiedade dos pais em resolver na hora e fazer com que se acalmem e passem a obedecer  pode transmitir esta mensagem distorcida aos filhos, prejudicando a vontade de lidar com situações frustrantes.

Isso pode resultar em dificuldades na escola, na formação de amizades e no desenvolvimento de habilidades sociais. 

Para a vida acontecer de forma fluente, eles têm que experimentar, eles têm que viver. Então, é  essencial equilibrar o cuidado e a preocupação para promover o crescimento saudável e independente!

O AMOR QUE LIBERTA

Desde pequenino a criança vive o processo e aprende. Ela tem que engatinhar, tem que cair,  ralar o narizinho enquanto aprende a andar sozinha.

Saber onde quer chegar ao educar seu filho é imprescindível. Você tem um plano de ação?

A medida que aplicamos estratégias psicoeducativas planejadas desenvolvemos o estilo parental que atinge metas e gera reciprocidade afetiva.

Faça a correção com um sentido e motive seu filho a progredir sozinho. Monitorar é diferente de controlar.

Seja um mentor ou mentora e não apenas um pai e uma mãe que amam. Assim, o amor passa a ser um sentimento a ser aprendido e compartilhado em atos!

Tenha o seu plano educacional personalizado, me procure e faça a orientação parental. Com estratégias assertivas você se capacita e assim educa seu filho a ser capaz, forte e independente na vida.

Acredite isso foi comprovado pela ciência, vai dar certo!

Se você ou alguém que você conhece está lutando com essas questões, não hesite em me procurar, entre em contato comigo! Posso te ajudar!

Back To Top