Skip to content

Meu filho tem TDAH ou é HIPERESTIMULADO?

Vamos saber as diferenças básicas entre o TDAH e a hiper estimulação?

O maior impacto social do abuso de estímulos sensoriais é o diagnóstico precoce do TDAH. As pessoas se autodiagnosticam com déficit de atenção e buscam avaliação neuropsicológica para esta confirmação. Crianças, jovens e adultos permanecem longos períodos em estímulos sensoriais.

Crianças são diagnosticadas com TDAH, mas de fato não são.

São hiper estimuladas pelo excesso do acesso à tela do celular, músicas, desenhos infantis extremamente coloridos, sons altos e cores vibrantes em todos os vídeos assistidos nos streamings.

hiper estimulação aumenta a dopamina da criança e daí… tudo se torna desinteressante…

Com os adultos é assim também, passam horas e horas em uso de tela, açúcar, bebida alcoólica, café e perdem horas de sono devido à estes excessos. Comandos errados dados para um corpo saudável.

Existem diferenças básicas entre o TDAH e a hiper estimulação

O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica, envolve déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. Somente um neurologista pode dizer com precisão se o quadro está presente ou não.

É importante consultar um profissional de saúde como um neuropediatra para obter uma confirmação e um plano de tratamento personalizado ao tratamento do TDAH.

A hiper estimulação geralmente refere-se a um estado de excessiva excitação ou estimulação não é uma condição médica específica, descreve um estado de intensa atividade sensorial ou mental.

Para lidar com a hiper estimulação, use técnicas de relaxamento. Bons exemplos são: respiração profunda; meditação; atividades calmantes; e reduzir a exposição à estímulos excessivos.

Uma boa dica é praticar atividades e jogos juntos: sair da zona de conforto. Criar ambiente tranquilo e estabelecer limites ao uso de dispositivos eletrônicos também pode ser útil.

Se a hiper estimulação persistir, é aconselhável procurar orientação de um profissional da saúde mental.

Espero que este conteúdo te ajude a conquistar uma vida mais plena e feliz. Caso ainda não conheça, te convido a visitar meu InstagramFacebook e Youtube para ter acesso a mais conteúdos como este!

Back To Top