Pais equilibrados, filhos fortalecidos!
Com certeza você tem um estilo parental dominante e nem sabe que tem. Pais amorosos desejam ver seus filhos no topo, ou seja, bem sucedidos na vida. Mas a verdade é que sabemos o que queremos, mas estamos longe de saber como alcançar o que queremos…
Por isso saiba que, o estilo parental que você adota, tem um impacto profundo no desenvolvimento emocional, social e até acadêmico dos seus filhos. Portanto, o modo como equilibramos regras e afeto, firmeza e sensibilidade, pode determinar o bem-estar e o ajuste social futuro.
Afinal, o que são estilos parentais?
Os estilos parentais são as diferentes abordagens que os pais utilizam para educar seus filhos, combinando dois fatores principais: exigência (as expectativas e regras estabelecidas) e responsividade (o nível de apoio emocional e sensibilidade às necessidades da criança). Com base nisso, identificam-se quatro estilos principais:
1. Estilo Autoritário
Altos níveis de exigência e baixa responsividade, o estilo autoritário envolve regras rígidas e uma expectativa de obediência absoluta, muitas vezes sem espaço para questionamento. São pais rigorosos e tendem a não considerar as emoções dos filhos por que também não reconhecem as próprias, ocasionando dificuldade de comunicação e afastamento emocional.
2. Estilo Permissivo ou Indulgente
Apresenta baixa exigência e alta responsividade. Pais permissivos evitam regras e limites, deixando que as crianças tomem suas próprias decisões desde cedo. Embora sejam calorosos e atentos às necessidades emocionais, essa liberdade excessiva pode resultar em falta de disciplina, reconhecimento de regras sociais e comportamento desregrado a longo prazo.
3. Estilo Negligente ou Desinteressado
Baixa exigência e baixa responsividade, o estilo negligente reflete ausência de regras e de suporte emocional consistente. Esses pais tendem a estar emocionalmente ou fisicamente ausentes, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento da criança, levando a dificuldades emocionais e problemas de comportamento.
4. Estilo Autoritativo
Considerado o estilo parental mais eficaz e equilibrado, o estilo autoritativo envolve altos níveis de exigência e alta responsividade. Pais autoritativos estabelecem limites claros e expectativas razoáveis, ao mesmo tempo que são receptivos e incentivam a autonomia e a comunicação aberta. Esse estilo está associado a resultados positivos, como melhor desempenho acadêmico e autoestima mais elevada.
Estudos apontam que o estilo parental autoritativo – um equilíbrio entre altos níveis de exigência e alta responsividade – é o mais positivo para o desenvolvimento de filhos que possuem aspectos de liderança, responsividade afetiva e produtividade.
Esse estilo favorece o desempenho escolar, a autoestima elevada e assertividade social. Por outro lado, estilos mais extremos, como o autoritário, permissivo ou negligente, podem causar problemas emocionais e comportamentais, afetando a forma como a criança se relaciona com o mundo e com ela mesma no futuro.
Qual é o seu estilo parental?
Agora que você conhece mais sobre cada um dos estilos parentais, é possível que comece a identificar em qual deles você mais se encaixa. Compreender seu próprio estilo parental é uma excelente ferramenta para aprimorar a relação com seus filhos, além de permitir uma criação mais consciente e adaptada às necessidades individuais de cada um deles.
Quer saber mais e descobrir qual é o seu estilo parental?
Fale comigo! Terei o prazer de ajudar você a entender mais sobre seu papel, contribuir para um relacionamento familiar ainda mais saudável, equilibrado e bem sucedido!