Skip to content

COMO TRATAR A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL?

Sou ou não dependente de você?

A dependência emocional acontece quando a pessoa sente necessidade excessiva de apoio e validação do outro, seja em relacionamentos amorosos, familiares ou de amizade.

Essa necessidade se manifesta em comportamentos como medo de ficar sozinha, busca constante por aprovação e dificuldade em tomar decisões sem antes consultar o outro.

Na maioria das vezes, a dependência emocional surge quando estamos fragilizados e isto afeta nossa auto estima, resultando em um ciclo de sofrimento tanto para quem é depende quanto para aqueles de quem dependemos.

Como posso identificar e lidar com este tipo de ferida emocional?

Se houver repetição de situações problema e se você se observar preso a comportamentos que não consegue evitar, ou até, se há insegurança e necessidade de aprovação desde a infância, vale a pena buscar ajuda profissional. A terapia pode ser o seu espaço seguro e a aliança terapêutica o  relacionamento que te resgata e te faz reconhecer suas forças pessoais. Se você se identifica com esses sintomas, saiba que é possível recuperar ou criar autonomia emocional e viver de forma mais plena e feliz.

Por que tenho pavor de perder quem tanto amo?

As vezes estamos sem resultado positivo há muito tempo e as pessoas cansam deste comportamento e se afastam do dependente que se quer percebe que é dependente. Na terapia individual, utilizamos abordagens como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para ajudar na reestruturação de pensamentos disfuncionais decorrentes da crença construída a partir da necessidade de aprovação alheia. Assim através de atitudes que resgatam a autoconfiança, criamos força interna o que facilita o enfrentamento do medo de decepcionar o outro. Não há garantia de conquistar e muito menos manter alguém ao seu lado através de atos perfeitos. Saber lidar com a verdade de que é impossível agradar sempre e de que o avanço pessoal depende do desenvolvimento de formas de enfrentamento desta frustração geram possibilidades.

Durante o tratamento, trabalhamos a importância da autoaceitação, ensinando ferramentas para desenvolver a independência emocional e construir relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

Podemos prever a dependência emocional?

Valorizar estar sozinho e bem, sendo seu melhor amigo desde criança é o caminho preventivo. Praticar a solitude pode curar a sua vida na idade adulta. A solitude é a capacidade de apreciar a própria companhia e encontrar paz no estar só, sem que isso seja visto como solidão. É um estado de introspecção e autoconhecimento, onde nos reconectamos com nossos pensamentos, sentimentos e necessidades mais profundas. Abraçar a solitude é um ato de amor-próprio, um tempo precioso para cultivar nossa essência e redescobrir quem somos de verdade.

Em um mundo que valoriza a constante interação social, a solitude nos permite desacelerar, refletir e recarregar nossas energias, fortalecendo nossa mente e espírito.

É sobre lidar som sua essência. Portanto, desde pequeninos há que se bastar para simplificar os relacionamentos futuros assumindo com naturalidade que nada e ninguém é de ninguém.

Busque apoio e comece a se libertar sabendo que pode ser você mesmo e livre da dependência emocional. Não espere danos maiores acontecer e se permita não saber o que fazer sozinho, este é o primeiro passo para a conquista de sua melhora.

Você merece ser livre para amar e ser amada de forma saudável. Estou à disposição para ajudar você nesse tratamento.

Caso ainda não conheça, te convido a visitar meu InstagramFacebook, e Youtube para mais conteúdos!

 

Back To Top