Onde fica a fábrica da alegria?
Como produzimos a alegria em nosso corpo?
Temos um hormônio da alegria que pode ser controlado e produzido de forma consciente se você estiver por inteiro em suas atitudes relacionais.
A oxitocina!
Hormônio produzido no hipotálamo e que é liberado pela glândula pituitária em nossa mente.
A oxitocina está envolvida na regulação do comportamento emocional e no estabelecimento de laços afetivos entre as pessoas.
Também conhecida como “Hormônio do amor” e “Hormônio do apego”
Envolvida nas reações e atitudes relacionais devido ao seu papel no estabelecimento de vínculos emocionais e na produção de sentimentos de confiança e empatia.
Estudos científicos tem comprovado a sua ligação com a sensação de alegria.
Veja as situações em que o seu cérebro libera oxitocina:
- Quando você está envolvido em interações sociais positivas.
Participar de projetos sociais e/ou que evocam o bem comum, nos torna alegres e felizes.
- Quando você abraça alguém querido.
A oxitocina já é bem famosa neste quesito do abraço e a felicidade.
- Quando você compartilha momentos agradáveis.
Ao pensar no quanto somos gratos a algo ou alguém, traz a sensação de merecimento e compartilhar nossa história nos torna parte de um todo, e nos faz responsáveis afetivos instantaneamente.
- E, principalmente, no momento em que recebe apoio emocional.
A reciprocidade afetiva produz oxitocina, leveza e alegria gradativamente quando você apoia alguém vulnerável emocionalmente.
Adoro estudar a oxitocina e seus efeitos. Este hormônio não só fortalece os laços sociais, mas também desencadeia sensações de prazer e bem-estar. E isto alimenta, cada vez mais, sua produção de bem estar e alegria.
Pesquisas sugerem que níveis elevados de oxitocina estão associados a uma maior sensação de felicidade e satisfação com a vida.
Além disso, a oxitocina pode desempenhar um papel importante na redução do estresse e da ansiedade promovendo assim o estado de ânimo mais positivo e de alegria vivida.
Poder viver a vida com leveza através de atitudes que geram a produção da alegria em seu corpo.
A terapia é o lugar seguro onde você começa a tratar sua dor emocional e vulnerabilidade com acolhimento e o resgate de momentos onde você certamente viveu situações de alegria é reconfortante atenuando sua dor física e emocional de imediato.
Vamos agora para a dica da oxitocina:
Busque realizar algo “grande” para você, participe e trabalhe em equipe por uma meta e propósito. Abrace alguém querido pelo menos uma vez por semana!
Você assim vai direcionar sua mente a produzir alegria. Quanto mais frequente mais natural e incorporada sua produção de alegria vai ser!
Gostou do conteúdo?
Conte comigo neste processo! O slogan da marca Super Cris é você faz você, mas intuito é de que assim, todos nós fiquemos bem!
Conheça meu trabalho, me acompanhe nas redes sociais, onde compartilho experiências que trazem qualidade de vida e bem estar duradouro produzido por você!